O ensino do atletismo no contexto das aulas curriculares de Educação Física e no Desporto Escolar enquanto projeto de complemento curricular é fundamental, pois pelas suas características assume uma importância de base e transversalidade no desenvolvimento desportivo.

É fundamental, com base nos perfis de competência dos alunos e na definição das aprendizagens essenciais, apresentar e refletir sobre modelos de intervenção e práticas docentes, que permitam a aquisição dessas competências e assim o sucesso escolar e pessoal.

Esta ação de curta duração tem como principais objetivos:

  • Apresentação e reflexão sobre um modelo do ensino-aprendizagem dos conteúdos do atletismo, que defina o essencial/básico e como evolui para o complexo e específico.

  • Desenvolver competências no âmbito do processo de treino de escalões jovens na formação desportiva no âmbito do Desporto Escolar.

  • Demonstrar a necessidade do desenvolvimento simultâneo, da execução do gesto técnico e da capacidade condicional.

  • Analisar as diferentes fases da corrida de velocidade, considerando a idade, maturação, e adaptação ao processo de treino.

  • Apresentar progressões técnico-pedagógicas com a utilização de dois, três e quatro apoios, como base fundamental para a evolução da partida em pé até à partida de blocos.