Enquadramento:

Esta ação é promovida pela Associação Baía de Setúbal, em parceria com a Ocean Alive e Centro de Formação Ordem de Santiago, e o apoio da Mares Circulares.


Descrição:

Os serviços de ecossistema são uma unidade temática trabalhada no 3º ciclo e secundário, nas disciplinas de Ciências Naturais e Biologia e Geologia. Apesar do tema ter grande relevância para a compreensão dos alunos da importância que assume para todos nós melhorar a saúde dos sistemas naturais e ser chave na ligação com outras áreas do saber, consideramos que se apresenta de forma difusa nos currículos e manuais dos diferentes anos de escolaridade, faltando ferramentas aos professores para trabalhar este tema com relevância local, nomeadamente no que diz respeito aos ecossistemas marinhos e estuarinos.

Propomos trabalhar o tema com foco na experiência e conhecimento local, apresentando os diversos ecossistemas costeiros presentes na baía de Setúbal e os seus serviços, promovendo a ligação dos professores a estes locais enquanto “laboratórios naturais” de aprendizagem.


Objetivos específicos:

  • Compreender e aplicar o conceito de serviços de ecossistema aplicado aos sistemas costeiros;
  • Conhecer os ecossistemas marinhos e estuarinos da baía de Setúbal e os serviços que nos prestam;
  • Conhecer ferramentas pedagógicas para explorar este tema online, em sala de aula ou saída de campo;
  • Conhecer locais e equipamentos na cidade de Setúbal que podem ser utilizados neste contexto;
  • Refletir na utilização do conceito de serviços dos ecossistemas costeiros locais para promover a ligação dos alunos ao mar (com reflexão, colaboração, espirito critico, comunicação e criatividade) e a ação.